Análises Clínicas

CURSO PRESENCIAL

A Especialização em Análises Clínicas da Universidade São Francisco (USF) propõe desenvolver competências e habilidades nos profissionais da área de Farmácia, Biomedicina, Biologia e Medicina para realização de exames laboratoriais relacionando com a clínica; implementando modelos atualizados de gestão de laboratórios clínicos; assim como a realização e interpretação dos exames complementares em análises clínicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança. Trará conhecimento aos profissionais sobre os aspectos fisiológicos das patologias, contextualizando com situações práticas do cotidiano e as correlações nas alterações de todas as áreas das análises clínicas; e a compreensão dos diferentes métodos analíticos; das diferentes amostras e analitos a serem trabalhados e dos princípios de funcionamento dos equipamentos de diferentes metodologias.

As aulas práticas permitirão desenvolver habilidades para a manipulação correta das amostras biológicas; execução dos diferentes métodos de análises clínicas; caracterização das patologias que apresentam alterações metabólicas; manipulação dos reagentes, instrumentos, equipamentos e amostras biológicas essenciais para o diagnóstico das enfermidades e a quantificação dos constituintes solúveis das amostras biológicas em macro e micro-escala. Nossos cursos atendem às necessidades do mercado de trabalho regional, difundindo o conhecimento através do ensino, da prática e da pesquisa.

Pré-requisito: Graduação em: Farmácia, Biomedicina, Biologia e Medicina

• Gestão, Qualidade e Tecnologias Laboratoriais - 60h
  • Biologia Molecular e Microbiologia - 60h
  • Função Renal e Análise de Líquidos - 60h
  • Endocrinologia e Parasitologia - 60h
  • Hematologia Clínica - 60h

Bárbara Milani Fróes

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; Mestra em Ciências da Saúde; Auditora da Qualidade pela norma PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica; Farmacêutica com especialização em Análises Clínicas. Atua na área de análises clínicas, microbiologia, imunologia e garantia de qualidade voltado para o diagnóstico e pesquisa. Docente nos cursos da área da saúde da Universidade São Francisco.

E-mail: barbara.froes@usf.edu.br

• Carga horária: 360h
  • Horário: Sábados e Domingos das 9h às 19h - Mensal (1 vez por mês).

18 x R$ 1.014,17