Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

ESPECIALIZAÇÃO PRESENCIAL

A Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica da Universidade São Francisco (USF) propõe titular Farmacêuticos Clínicos com habilidades e competências na realização de intervenções de excelência no plano dos cuidados farmacêuticos, na avaliação crítica de farmacoterapias, considerando a necessidade, o acesso, a efetividade, a segurança e a comodidade de uma terapêutica medicamentosa, bem como todos os aspectos legais e técnicos que envolvam uma prescrição farmacêutica racional. Além de atividades de simulação realística em modernos laboratórios que complementam o arcabouço teórico.

Pré-requisitos: Graduados em farmácia.

• Farmacocinética Clínica, Farmácia Clínica e da Prescrição Farmacêutica e Conciliação de Medicamentos - 60h
  • Fisiopatologia, Farmacoterapia e Cuidados Farmacêuticos ao Paciente Geriátrico e em Fitoterapia - 60h
  • Fisiopatologia, Farmacoterapia e Cuidados Farmacêuticos nos Distúrbios Endócrino, Digestório e Cardiovascular - 60h
  • Fisiopatologia, Farmacoterapia e Cuidados Farmacêuticos nos Distúrbios do Sistema Nervoso Central e Oncológicos - 60h
  • Fisiopatologia, Farmacoterapia e Cuidados Farmacêuticos nos Distúrbios Respiratórios e Infecciosos - 60h

Carlos Eduardo Pulz Araujo

Doutor e Mestre pela Unicamp. Farmacêutico pela UNIMEP. Docente Associado Doutor da Universidade São Francisco–USF. Docente dos cursos de Farmácia e Medicina - USF. Docente do Centro de Simulação Realística-USF. Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva e em Saúde Neonatal. Coordenador da Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica-USF. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-USF. Avaliador do SINAES/INEP/MEC. Avaliador do Conselho Estadual de Educação (CEE-SP). Possui Livros e capítulos de livros publicados na área da Farmácia.

E-mail: carlos.araujo@usf.edu.br

• Modalidade: Presencial
  • Horário: Sábados e Domingos das 9h às 19h - Mensal (1 vez por mês)
  • Início das Aulas: 17/8/2024