Fisiologia, Bioquimica e Treinamento Esportivo

ESPECIALIZAÇÃO EAD

A Especialização em Fisiologia, Bioquímica e Treinamento Esportivo da Universidade São Francisco (USF) propõe desenvolver competências e habilidades nos profissionais formados em Educação Física e demais áreas da Saúde, assim como, possibilitar aos profissionais ligados ao esporte o conhecimento de métodos avançados de treinamento de força, potência e endurance. Neste sentido, tais métodos se apoiam em um planejamento adequado e periodização totalmente focada nos treinamentos. O curso é voltado para uma atuação de excelência frente aos praticantes de atividades e exercícios físicos, além dos atletas de elite presentes nas mais diversas modalidades esportivas. O nosso curso atende às necessidades do mercado regional de trabalho, difundindo o conhecimento por meio do ensino, da prática e da pesquisa.

Pré-requisitos: Graduados em cursos da área da Saúde.

• Empreendedorismo e Inovação - 30h
  • Desenvolvimento de Carreira e Inteligência Emocional - 30h
  • Bioquímica do Exercício Aplicado ao Esporte - 60h
  • Fisiologia do Exercício Avançado - 60h
  • Métodos Avançados do Treinamento de Força e Potência - 60h
  • Métodos Avançados do Treinamento de Endurance - 60h
  • Planejamento e Periodização do Treinamento - 60h

Prof. Dr. Rafael Grazioli

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (PPGCMH) (Grupo de Pesquisa em Treinamento de Força - GPTF - Laboratório de Pesquisa do Exercício - UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (PPGCMH). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador Científico/Fisiologista no futebol profissional há 9 anos e Professor no Ensino Superior. Atua nas linhas de investigação em fisiologia neuromuscular (avaliação e adaptações neuromusculares), monitoramento de carga interna/externa, treinamento de velocidade e prevenção de lesões no esporte de alto rendimento. Atualmente, é Coordenador Científico/Fisiologista do Guarani Futebol Clube/SP e Professor da Universidade São Francisco/SP.

Currículo Lattes, acesse aqui.

E-mail: rafael.grazioli@usf.edu.br

EAD