Gestão do Patrimônio Cultural

A Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural da Universidade São Francisco (USF) propõe desenvolver competências e habilidades aos profissionais da área de arquitetura, urbanismo, engenharia civil, história, turismo e design que permitam compreender os conceitos sobre patrimônio cultural, abrangendo as ações necessárias para a gestão sustentável que leve à preservação do patrimônio cultural e regional; mantendo a história, a memória e a paisagem do lugar. O curso ainda propõe práticas em projetos e soluções tecnológicas voltadas para que cada cidade ou região possa atribuir e dar a devida importância no gerenciamento de recursos; assim como possa transformar em fonte de renda a preservação e gestão do patrimônio cultural. Nossos cursos atendem às necessidades do mercado de trabalho regional, difundindo o conhecimento através do ensino, da prática e da pesquisa.

Pré-requisito: Graduação em: Arquitetura e Urbanismo, Eng. Civil, História, Turismo e Design.

• Patrimônio: História, Memória e Paisagem - 60h
  • Restauro e Intervenções - 60h
  • Aspectos Legais da Gestão do Patrimônio - 60h
  • Gestão Integrada do Patrimônio Cultural - 60h
  • Sustentabilidade, Investimentos e Captação de Recursos - 60h

Prof. Dr. Roberto Pastana Teixeira Lima

Pós-doutor em Educação pela Universidade São Francisco. Doutor em História Social pela Unicamp; Mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp; Graduado em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral; Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Francisco, Campus Itatiba. Atualmente é professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco, exerce as funções de Diretor de Cultura junto à Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Amparo e é Coordenador Pedagógico junto à Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul. É membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bragança Paulista. É membro do Grupo de Pesquisa Rastros: História, Memória e Educação vinculado ao mesmo Programa.

E-mail: roberto.pastana@usf.edu.br