Smart Cities - Cidades Inteligentes e Sustentáveis

A Especialização em Smart Cities - Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade São Francisco (USF), propõe desenvolver competências e habilidades voltadas para uso da Tecnologia da Informação e Internet das Coisas para compreender, planejar e gerir as cidades, promovendo territórios mais saudáveis do ponto de vista Social, Econômico e Ambiental. O curso aborda o conceito de Cidades Inteligentes a partir da formação do território brasileiro e seus principais sistemas urbanos, com foco para atender o mercado de trabalho no setor público e privado.

Na prática, desenvolve a capacidade de criar base de dados georreferenciada e indicadores de qualidade e sustentabilidade, trabalhando as bases teóricas da Tecnologia da Informação e Comunicação, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Cibersegurança.

Pré-requisito: Graduados em qualquer área do conhecimento.

• Formação das Cidades e Conceitos de Cidades Inteligentes e Sustentáveis - 60h
  • Tecnologia e Prática em Geoprocessamento - 60h
  • Políticas Públicas e Cidades Inteligentes - 60h
  • Sistemas Estruturais Inteligentes e Sustentáveis - 60h
  • Sistemas Funcionais Inteligentes e Sustentáveis - 60h

Profª. Ms. Elaine Pereira da Silva

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004), mesma instituição de graduação (1998). Possui 25 anos de experiência na coordenação e gerenciamento de projetos e obras. No setor público coordenou o Plano Diretor, o Programa de Política Habitacional e Urbanização de Favelas em Taboão da Serra e o Programa 100 Parques para São Paulo quando recebeu o Prêmio Boas Práticas em Gestão Ambiental Urbana. No setor privado gerenciou a Operação Urbana Bairros do Tamanduateí em São Paulo e projeto e obra do Complexo Esportivo de Deodoro (Olimpíadas Rio 2016) no Rio de Janeiro, quando recebeu 8 prêmios, sendo 3 internacionais. Desde 2020 é docente no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Francisco, nas disciplinas de Projeto de Arquitetura e de Urbanismo.

E-mail: elaine.psilva@usf.edu.br

18 x R$ 635,60